Wednesday, August 3, 2011

Self Deception.



Porque as pessoas mentem? O que as leva a acreditar que nada virá a tona?
Tanta coisa poderia ser evitada se apenas pensassem antes de agir, antes de tomar qualquer decisão. Qual a necessidade de omitir ou até mesmo inventar algo para esconder uma falha? Atitudes essas, desagradáveis e desnecessárias cuja única finalidade é trazer a infelicidade de uma pessoa no futuro, as vezes não tão distante.

E assim temos que lidar com tais decisões, procurando sempre encarar de cabeça erguida, apenas aceitando a realidade...

Como dizem: “A esperança é o primeiro passo para a decepção.”
Quem sabe se tivesse tido menos esperança talvez não tivesse se decepcionado?

2 comments:

  1. É uma boa reflexão.
    Tenho pensado muito sobre isso de mentiras também.
    como uma pessoa é capaz de sustentar uma coisa que só trás desconfiança? Um dia as máscaras caem cara. Ninguém consegue ser tão "ator/atriz" em tempo integral.
    Savigny, a gente só se decepciona quando põe expectativas em coisas ou pessoas. Esse é o nosso erro!
    A gente confia e quebra a cara. Mas e se fossemos desconfiados desde o início? E se por causa de uma decepção a gente desconfiasse de todo mundo? Você acha que conseguiríamos ter momentos felizes com essa "mania de perseguição" o tempo todo nas costas?
    Creio que não e quer saber por quê? Porque nos sentiríamos culpados por desconfiar daquela pessoa "aparentemente" tão legal. Acharíamos injusto desconfiar de alguém que nada tem a ver com uma decepção do passado.
    E em tudo na vida é assim, a gente tem que se arriscar! Apesar da decepção o que você tem que ter pra si, pra manter o seu espírito em paz é que VOCÊ fez a sua parte e tem as mãos limpas nessa história toda.
    Seja quem quer que tenha mentido pra você pra esconder uma "falha" (como você mesmo citou), jamais mereceu a sua confiança, isso é óbvio! Mas somos humanos e estamos inclinados a falhar.
    E mentir todo mundo mente. Por mais boba que seja a mentira...Quantas vezes você mesmo já mentiu pra alguém dizendo: - Ah, estou bem! - só pra não ter que explicar aquele problemão que está desolando a sua alma?
    Quantas vezes você já mentiu pra si mesmo?
    Não haveriam decepções se não houvessem expectativas. Mas que tipo de ser humano vive sem expectativas? Até quem está em estado vegetativo tem um fio de esperança de que na manhã seguinte amanheça pelo menos "melhorzinho".
    Infelizmente, apesar deste mundo estar um caos e as pessoas serem cada vez mais mesquinhas, temos que pôr nossas expectativas nelas. Por mais difícil que seja. e como você acabou de ser decepcionado, confiar de novo vai requerer tempo e distrações até que a ferida sare e você possa confiar em alguém novamente.
    Pense nisso. Eu fico revoltada com mentiras também, mas passei a ser mais conformada. Afinal, é algo humanamente humano.


    FIQUEI FELIZ PORQUE VOCÊ VOLTOU A ESCREVER. (:
    Eu gosto!
    Não sei se você vai gostar, mas tem uma música do Nando Reis que diz: "Não fique triste assim, não vale a pena. Erros e acertos são filhos do mesmo pai." Ela me faz pensar que dá pra tirar algum proveito até mesmo da decepção.
    Beijo e se cuida meu amor.

    ReplyDelete